Primeiro robô humanoide do Brasil e helicóptero controlado pela mente estão entre atrações do Rio Innovation Week
12/08/2025
(Foto: Reprodução) Palestra do ex-piloto Sebastian Vettel marca primeiro dia de Rio Innovation Week
Nesta semana, o Rio de Janeiro é a sede de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país, a Rio Innovation Week.
Não é uma arquibancada, nem um autódromo. A sala lotada foi ouvir o tetracampeão de Fórmula 1, Sebastian Vettel. Desde que se aposentou das pistas, há três anos, Vettel tem se dedicado a falar sobre sustentabilidade. Ele disse que soluções verdes, como combustíveis limpos nas corridas, vêm devagar, mas o campeão está otimista.
De campeão para campeã. No evento de inovações tecnológicas, a ginasta Rebeca Andrade, nossa maior medalhista olímpica, falou sobre excelência humana.
"Equipe sempre muito unida tentando fazer o melhor, não só para a gente, mas para essa geração que está vindo também, porque é muito importante. A gente precisa inovar, crescer, fazer as coisas acontecerem e tudo isso começa no nosso hoje", afirma Rebeca.
O público está interessado em saber quais os rumos da tecnologia e qual será o papel dos humanos dentro dessa revolução. Até sexta-feira (15), são esperadas 185 mil pessoas para ver, ouvir e sentir as novidades que estão surgindo.
Em uma espaço, as luzes reagem ao som. A música comanda o espetáculo. A expectativa do evento é movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios.
"São mais de 2 mil startups com ideias; mas aqui também tem os financiadores das ideias e os mentores, aqueles que ditam o caminho, a trilha, o rumo a ser seguido", diz Fábio Queiróz, cofundador da Rio Innovation Week.
O helicóptero sobe com a força do pensamento.
"Quanto mais concentrado, mais emite impulsos, e o helicóptero sobe", diz uma participante.
Nessa tiara, eletrodos captam como a pessoa está se sentindo. E esse é o primeiro robô humanoide totalmente produzido no Brasil, o "14 Bis."
"Mais do que uma imersão, várias oportunidades, vários conhecimentos, é uma oportunidade para pessoas de todas as idades descobrirem novas coisas", ressalta outra participante.
Robô humanoide e helicóptero controlado pela mente estão no Rio Innovation Week
Reprodução/TV Globo