Mãe que deixou bebê com filho de 5 anos para ir ao baile tem prisão mantida e diz que foi ameaçada de morte na cadeia
12/08/2025
(Foto: Reprodução) Bebê de 8 meses morre depois de ser deixado com irmão de 5 anos para mãe ir ao baile no Rio
A Justiça do Rio manteve a prisão de Vanusa Moura Ferreira, de 23 anos, a mãe da bebê 8 meses que morreu depois de ser deixada sozinha com o irmão de 5 anos para a mãe ir a um baile funk em Realengo, na Zona Oeste do Rio, em audiência de custódia nesta terça-feira (12). Ela responde por abandono de incapaz com resultado morte.
O juiz Danilo Nunes Cronemberger Miranda destacou a conduta da mulher como "repugnante".
"Trata-se de crime concretamente grave, porque a custodiada abandonou a sua filha, de apenas 8 meses, juntamente com seu filho, de 5 anos, sozinhos em casa, por mais de 6h, para ir ao "BAILE FUNK" dentro da comunidade onde reside. É repugnante a conduta da custodiada, o que ocasionou, infelizmente, a morte da menor", afirma o juiz em sua decisão.
Em depoimento à polícia, a assistente administrativa da Unidade de Pronto Atendimento onde a criança foi atendida disse que a mãe admitiu ter deixado as crianças para ir ao baile e que a equipe médica suspeitou de maus-tratos, acionando assim a polícia.
Por sua vez, Vanusa disse à polícia que foi a primeira vez que deixou as crianças sozinhas porque a irmã não podia tomar conta porque tinha que trabalhar. Além disso, ela alega ter sofrido ameaças de morte dentro do presídio.
A Justiça oficiou a Secretaria de Administração Penitenciária para que garanta a segurança da mulher dentro do sistema carcerário.
Testemunhas ouvidas pela Polícia Civil disseram que Vanusa tinha o hábito de deixar as crianças sozinhas.
"As testemunhas informaram que a Vanusa tinha esse hábito para sair, principalmente no período da noite. Comentaram também sobre o comportamento relapso dela em relação às crianças", afirma o delegado titular Alexandre Netto Cardoso, da 34ª DP (Bangu).
Seis pessoas já foram ouvidas na investigação. A polícia já sabe também que as crianças ficaram pelo menos seis horas sozinhas antes de Vanusa voltar e encontrar o bebê sem respirar. Imagens feitas pelos agentes na casa mostram o estado do quarto onde as crianças ficaram. A polícia definiu o local como "insalubre e sem segurança".
A casa fica em um beco e tem pelo menos três andares. Um vídeo (veja acima) feito no segundo andar mostra dois colchões finos e muito sujos no chão. Além disso, em uma cômoda, estavam uma panela com leite dentro e uma mamadeira ao lado, além da embalagem de um miojo já consumido.
Veja quarto onde mãe deixou bebê de 8 meses e irmão de 5 anos para ir a baile funk no Rio
Reprodução
A escada que leva para o primeiro andar só tinha uma grade de um dos lados e não tinha corrimão do outro. Ao lado do pé da escada que leva para o terceiro andar e atrás de uma cômoda, ficava o berço improvisado do bebê.
A criança estava dormindo em uma estrutura feita com pedaço de madeira de um móvel desmontado, com um colchão e cobertores.
Casa onde crianças ficavam estava insalubre, diz polícia
Reprodução
Veja quarto onde estavam bebê de 8 meses e irmão de 5 anos no Rio
Redes sociais
Veja quarto onde estavam bebê de 8 meses e irmão de 5 anos no Rio
Redes sociais
s