Do futuro do trabalho à ética digital: saiba tudo o que vai rolar sobre IA no Rio Innovation Week 2025
08/08/2025
(Foto: Reprodução) Edição anterior da Rio Innovation Week
Divulgação
Entre os dias 12 e 15 de agosto, o Rio de Janeiro será a capital da inovação e da tecnologia com a realização do Rio Innovation Week 2025 (RIW), no Pier Mauá, no Centro. E o tema protagonista desse ano é a Inteligência Artificial (IA), com suas consequências para o mercado de trabalho, para a economia e o futuro.
Considerado o maior evento de inovação da América Latina, o RIW tem expectativa de movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios e atrair cerca de 185 mil visitantes. O evento terá 40 palcos simultâneos, 2 mil startups e 300 expositores.
Entre especialistas internacionais e líderes da indústria de IA, estarão nomes como John Maeda (VP de IA da Microsoft), Suzana Apelbaum (head global do Google), o futurista Neil Redding, além de Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft Brasil, e Marcelo Pontieri, da Nvidia.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Todos eles se juntam a executivos de grandes empresas, representantes do poder público e acadêmicos para discutir como a IA pode transformar setores inteiros — da saúde ao marketing — com ética, inovação e impacto social.
"Vamos discutir temas como soberania digital, infraestrutura, ética e aplicações da IA em diversos setores. Essa é a característica da nossa curadoria no Rio Innovation Week", comentou Byron Mendes, fundador da Metaverse Agency e curador do Palco de Inteligência Artificial do RIW.
Com uma área de 90 mil m² e 40 palcos simultâneos, o RIW 2025 pretende promover um ecossistema plural para a troca de ideias, a geração de oportunidades e a aceleração da revolução tecnológica.
Ética, infraestrutura e inovação
Sob curadoria da Metaverse Agency, o Palco de Inteligência Artificial reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir desde soberania digital e infraestrutura até aplicações práticas da IA em saúde, marketing, serviços públicos e segurança.
Entre os destaques do palco estão:
Suzana Apelbaum, líder global no Google;
Kang Zhang, pesquisador e professor da Hong Kong University of Science and Technology;
Marcelo Pontieri, diretor de marketing da Nvidia na América Latina;
Nicolas Robinson Andrade, head of Latam & Caribbean Policy, da OpenAI;
Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft Brasil;
Representantes do governo do Rio e de universidades brasileiras.
Byron Mendes destaca que o palco é um dos mais populares do evento e deve reunir milhares de espectadores ao longo dos quatro dias de palestras.
"Estamos com uma line-up de peso. (...) Nosso foco é consolidar o Brasil, e especialmente o Rio de Janeiro, como um agente ativo na produção de soluções em Inteligência Artificial", comentou Byron Mendes.
Rio produtor de IA
Além de ser palco dos debates, o Rio também será um dos protagonistas das discussões. Em meio a investimentos bilionários e expansão de data centers, a cidade busca se consolidar como capital brasileira da Inteligência Artificial.
Data centers de IA podem consumir energia equivalente à de milhões de casas
Um dos destaques da programação será o painel “Rio do Amanhã – Capital Brasileira da Inteligência Artificial”, marcado para o dia 12/08, às 11h, com Daniel Barros, CEO da Maravalley, e Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. O debate abordará políticas públicas, ecossistema de startups e infraestrutura tecnológica.
Outro exemplo é a Rio AI City, megaprojeto localizado no Parque Olímpico, que promete gerar 3,2 GW de potência em data centers até 2032, todos movidos a energia renovável.
Já em operação parcial, o complexo também está conectado por cabos submarinos e planeja criar até 10 mil empregos diretos no município.
Primeiros data centers de IA no Brasil podem consumir mesma energia de 16 milhões de casas
Outro debate interessante vai acontecer na Arena No Clima do Rio, localizada no Armazém 5, sobre o Rio como capital da IA na América Latina. Batizado como "Cidade Inteligente, Gestão Ética: O Rio do Futuro com IA e Transparência", o painel abordará soluções de IA aplicadas à gestão pública, inclusão digital e ética no uso de dados. A proposta é pensar o papel da tecnologia na construção de um futuro urbano mais justo, transparente e inovador.
A Arena No Clima do Rio é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Riotur e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ao longo dos quatro dias, a Arena será palco de 32 painéis com a participação de cerca de 70 palestrantes, promovendo debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento da cidade.
Além disso, durante o evento, a Microsoft apresentará seus R$ 14,7 bilhões em investimentos em IA no Brasil, com foco na capacitação de 5 milhões de pessoas e no desenvolvimento de soluções nacionais. A iniciativa será detalhada por Ronan Damasco, no dia 12/08, às 13h.
Programação sobre IA no RIW
A seguir, os principais painéis, palestras e debates sobre Inteligência Artificial confirmados para o RIW 2025:
🧠 Terça-feira – 12 de agosto
11h - "Rio do amanhã: Capital brasileira da IA": Painel com Daniel Barros (CEO da Maravalley) e Osmar Lima (Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio) sobre a consolidação da cidade como polo nacional de IA, políticas públicas, ecossistema de startups e potencial tecnológico. Local: Kobra 1º Piso - Palco 26
15h - "IA + Dados: Como Transformar Inteligência em Ação Criativa": Palestra com Monica Magalhães Cardoso (CEO e Founder da Moovers) e Marcelo Pontieri (Diretor de Marketing LATAM da Nvidia), explorando aplicações práticas da IA nos negócios, eficiência operacional, vantagem competitiva e inovação com dados. Local: Kobra 1º Piso - Palco 26.
16h - 'Computação Quântica, um divisor de águas para a humanidade'. Ronan Damasco, o diretor de tecnologia da Microsoft, compartilha sua visão sobre como a computação quântica está se consolidando como um divisor de águas para a humanidade. Mais do que velocidade, trata-se de uma nova lógica de processamento. Local: Kobra 1º Piso - Palco 26
17h - "Data Centers em dobro" e Rio AI City: Alessandro Lombardi, fundador da Elea Data Centers, apresentará o projeto Rio AI City no Parque Olímpico, com a meta de gerar 3,2 GW até 2032 e sua infraestrutura com energia renovável e cabos submarinos. Local: Palco de Inteligência Artificial.
🎨 Quarta-feira – 13 de agosto
15h - "Desafios e oportunidades de IA na América Latina": Marcio Aguiar, Diretor da Nvidia para a América Latina, analisará o impacto da IA no crescimento econômico da região, com exemplos em saúde, educação e indústria, e estratégias de adaptação à era digital. Local: Kobra 1º Piso - Palco 26.
15h30 - "Cidade Inteligente, Gestão Ética: O Rio do futuro com IA e Transparência": Painel com Daniel Barros (CEO Maravalley), Gabriel Medina (SMCT), Rodrigo Corrêa (SMIT) e João Marcelo Ferraz (Lead UX Consultant - Finep/MCTI), discutindo soluções de IA na gestão pública, inclusão digital e ética no uso de dados para um futuro urbano mais justo e inovador. Local: Arena No Clima do Rio, localizada no Armazém 5.
16h - "Arte e IA: Fusão entre Oriente e Ocidente": O pesquisador chinês Kang Zhang (HKUST) apresentará projetos que unem arte tradicional chinesa e ocidental por meio da IA, incluindo fusões algorítmicas que criam imagens de alta estética. Local: Kobra 1º Piso - Palco 26.
18h - "Design Quântico: Como as Máquinas Pensam – e o que Isso Faz com a Gente": Marcelo Gleiser (curador do palco "Ciência para Todos") e John Maeda (VP de IA da Microsoft) debaterão a interseção entre inteligência artificial, estética e ética, revelando como escolhas de design tecnológico podem amplificar ou comprometer a humanidade. Palco: palco Ciência para Todos.
🔮 Quinta-feira – 14 de agosto
11h - "O futuro em alto e bom som: Uma experiência sem filtros na era da IA": Neil Redding (futurista e CEO da Redding Futures) e Marcel Nobre (CEO do BetaLab) promoverão um debate sobre os efeitos da IA na sociedade, incluindo desigualdade, futuro do trabalho e o conceito de humanidade em um mundo algorítmico. Palco: Kobra 1º Piso - Palco 26.
11h30 - "Tendências emergentes para 2025": A futurista Amy Webb (CEO da Future Today Strategy Group) e o jornalista Erick Brêtas (CEO do Estadão) debaterão as principais tendências tecnológicas de 2025 e estratégias para empresas enfrentarem mudanças disruptivas. Local: Kobra 1º Piso - Plenária RIW - Palco 32.
14h - Impactos da IA na sociedade e inclusão: Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, abordará a fronteira entre o real e o fabricado diante dos impactos da IA na sociedade e como evitar que ela aprofunde desigualdades, utilizando-a como instrumento de inclusão. Local: Kobra 1º Piso - Palco 26.
15h - "IA e autoria: O que nos torna humanos?" ou "IA – Inteligência Autoral": As escritoras Carla Madeira e Socorro Acioli debaterão a importância da sensibilidade humana em tempos de inteligência artificial, em um diálogo sobre criação, inspiração e o que as máquinas nunca poderão substituir. Local: Kobra 1º Piso - Palco 27.
16h - "Criatividade e IA: Revolução no marketing": Suzana Apelbaum, líder global do Google, demonstrará como a IA está transformando processos criativos e estratégias de marketing, com casos reais onde a tecnologia potencializa a criatividade humana. Local: Kobra 1º Piso - Palco 26.
19h30 - "O futuro próximo da liderança: orquestrando com agentes de IA": Neil Redding (Fundador e CEO da Redding Futures) explorará como a liderança deve evoluir à medida que a IA se torna um colega de equipe, participando diretamente da estratégia, execução e adaptação empresarial. Local: Kobra 1º Piso - Plenária RIW - Palco 32.
🧠 Sexta-feira – 15 de agosto
10h30 - IA no Judiciário e na Advocacia. Participam do debate: Alessandra Lamha Carneiro, presidente da Comissão Especial da Justiça Federal; Ana Tereza Basilio, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro; Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça; Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, presidente e desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; William Rocha, diretor de Inclusão Digital e Inovação da OAB; Eduardo Lang, diretor executivo do BTG Pactual; Antônio Cláudio Ferreira Netto, diretor jurídico das Organizações Globo; e Ricardo Couto de Castro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Local: Kobra 1º Piso - Palco 24.
10h30 - 'Modelos de Linguagem, Agentes Autônomos e a Revolução da IA Generativa', com o palestrante Thiago Castro Ferreira, da Staff Data Scientist Stone Co. Local: Armazém 5 - Palco 19.
11h - 'Linkedin + AI. A nova formula da prospeção', com José Henrique Mota, fundador da Leadhunter. Local: Armazém 5 - Arca Hub. Local: Armazém 5 - Arca Hub.
11h30 - 'Inteligência artificial: quem já está inovando de verdade no mercado financeiro?', com os palestrantes Fernando Galdi, superintendente da Bradesco Asset, e Luiz Pires, gerente de sustentabilidade e inovação da ANBIMA. Local: Armazém 5 - Palco 19.
12h - 'Inteligência Artificial na Saúde: Ferramentas Avançadas para Diagnóstico Precoce e Terapias Inovadoras', com os palestrantes Anthony Eigier, CEO da NeuralMed, Istvan Camargo, chief innovation officer do Grupo Sabin, Abel Costa, co-founder da HemoDoctor, e Carolina Dassie, CEO da Ivi. Local: Armazém 4 - Palco 15.
13h30 - 'IA no comando: quem decide quando os algoritmos fazem as escolhas?', com os palestrantes Lucas Lucena (ANBIMA), Henrique Fabretti Moraes (Opice Blum), Barbara Correia Dos Santos (Itaú), Thiago Sawada (CLA Brasil). Local: Armazém 5 - Palco 19.
13h45: 'IA e Entretenimento – Deepfakes, Treinamento de IA e Direitos Autorais', com palestrantes Gustavo Surerus (Organizações Globo), Carlos Affonso Pereira de Souza (Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro), Pedro Doria (Meio) e Marcelo Goyanes (Murta Goyanes). Local: Kobra 1º Piso - Palco 24.
14h - 'A IA para Gestão Humanizada de Pessoas e Negócios': O encontro entre Calebe Luo e Adriana Schneider propõe a IA como aliada para uma gestão mais humanizada de pessoas e negócios. Serão discutidas formas de usar a IA para automatizar tarefas rotineiras, liberar tempo para atividades de maior valor e personalizar o desenvolvimento profissional, sempre com foco na centralidade do ser humano. Local: Armazém 1 A - Masterclasses - Palco 02.
16h30 - 'Como não estragar uma transformação com IA enquanto molda o futuro da sua empresa': uma palestra com Ian Beacraft, o futurista e especialista em inteligência artificial e futuro do trabalho. Ele é CEO da Signal and Cipher, uma agência que orienta empresas em meio ao rápido avanço tecnológico. Local: Kobra 1º Piso - Plenária RIW - Palco 32.
17h30 - 'Inteligência Artificial para Transformação Social: nas Margens e no Centro', com os palestrantes Ruth Espínola Soriano de Mello (PUC-Rio), Giselle Santos (Human:ia), Arthur Souza (Visão Coop), Mirella Domenich (Sul - Inteligência para Impacto), Pedro Barros (Sul - Inteligência pra Impacto). Local: Kobra 1º Piso - Palco 24.
19h - 'Laboratório de IA na Educação Básica: Forjando o Futuro do Aprendizado no Rio de Janeiro', com os palestrantes Catarina Cavalcante (EduChat), Felipe Costa Gomes (inovai.lab), Hermom Tangarife (Solar Meninos de Luz). Local: Kobra 1º Piso - Palco 24.